domingo, 28 de outubro de 2007

28/10 - Grupo Espanhol

Grupo Promobarna apresenta empreendimento turístico e imobiliário ao governador Alcides Rodrigues para a região de Pirenópolis. Cinco mil empregos devem ser gerados.


O grupo espanhol Promobarna apresentou ao governador Alcides Rodrigues, dia 22 de outubro passado, o Projeto Interpireneus, empreendimento turístico e imobiliário que, se implantado, será o maior investimento privado da história de Goiás: 2,5 bilhões de dólares, cerca de 4,5 bilhões de reais. O grupo planeja construir um complexo turístico-imobiliário a 17 quilômetros da cidade de Pirenópolis, com três hotéis, condomínio de apartamentos e de lotes residenciais, centros esportivos, centro eqüestre e centro comercial. Participaram da reunião o presidente do grupo, Juan Peña, o diretor-geral, Bernardo Porgeures, diretores e técnicos da empresa além do prefeito de Pirenópolis, Rogério Abreu Figueiredo e do presidente da Agência Goiana de Turismo - Agetur, Barbosa Neto.

O grupo Promobarna já adquiriu uma área de 203 alqueires para o complexo e vai apresentar o projeto aos órgãos governamentais para avaliação de impacto econômico e ambiental. Em fevereiro de 2008 pretende realizar audiência pública para discutir com a comunidade local sua implantação.

A previsão dos espanhóis é que 5 mil empregos diretos serão gerados no período da construção, que dependendo do andamento da liberação das licenças poderá começar já no próximo ano. A previsão para a conclusão do projeto é de cinco anos. O conceito utilizado no empreendimento é o da segunda residência, tendo como público alvo investidores que utilizariam os imóveis ou hotéis para lazer e descanso. Este modelo está também presente nos hotéis, que terão conceitos ligados a hotel-fazenda, a spa e ao golfe. “Está prevista também a construção de um lago de 45 hectares”, disse Juan Peña.

O grupo pretende ainda investir em ensino superior com a criação de um centro universitário nas áreas de aviação e de biodiesel, na região de Pirenópolis. O presidente do Promobarna se reunirá em São Paulo, com o presidente do Sindicato da Indústria de Fabricação de Álcool do Estado de Goiás - Sifaeg, André Rocha, para conhecer a realidade da produção de cana-de-açúcar em Goiás. Mas já foi anunciada a construção de 30 mini-usinas de biodiesel no Norte de Minas Gerais, com um investimento total estimado em R$ 200 milhões. E a compra, em 2006, da construtora mineira Arco Engenharia.

O Promobarna atua na incorporação imobiliária em diversos países do mundo e entre as várias empresas que o grupo é acionista majoritário ou tem participações estão Aisa, Arcasa Home, Intercaldas, Interpireneus, Mineradora Bandeirantes, Promobarna Invest Gulf, Cement Industry.

Nenhum comentário: