quinta-feira, 1 de novembro de 2007

Agenda 2009

OUTUBRO
03
- Reunião dos Mantenedores ás 16:00 no Restaurante da Nena.




AMOSTRA FICA PIRI

Cinema de Pirenópolis dia 09 e 10 de Outubro.



* Sexta-feira dia 09/10 - Mudança no mar as 20:00hs - tempo total 1h26.



* Sábado dia 10/10 as 20:00hs

Calango Lengo - 10 min

Arrakis - 23 min

Morrendo em Abundância 51 min

tempo total 1h24.


Sinopses


A Sea Change.(Mudança no Mar) – Documentário, 86min, 2009, direção: Barbara Ettinger – Estados Unidos

Troféu Carmo Bernardes – melhor longa-metragem
Imagine um mundo sem peixes. As mudanças climáticas afetam mais do que o ar que respiramos; o aumento de dióxido de carbono, o valor oculto da vida moderna, está se dissolvendo nos oceanos. Cientistas em todo o mundo estão, agora, medindo e documentando o aumento da acidez oceânica, um estado que continuará por milhões de anos. A maior parte das peixarias experimentará um ascendente colapso. Essa questão minimamente reportada é vivenciada, em particular, por Sven Huseby. Criado em comunidades pesqueiras desde a Noruega ao Alasca a Seattle, o único senso de identidade de Sven é estritamente vinculado à vida e ao conhecimento das marés.

Calango Lengo – Morte e Vida Sem Ver Água – Animação, 10 min, 2008, direção: Fernando Miller – São Paulo, Brasil (este filme foi selecionado e não premiado, é ótimo)

Arrakis – Documentário, 23min, 2008, direção: Andrea Di Nardo - Itália
Arrakis é um documentário-tributo poético a lugares e vítimas do progresso industrial na Itália. Cenas de fábricas fechadas proporcionam o plano de fundo para uma voz mudada pela doença. É a nova voz de Silvestro Capelli. Silvestro Capelli, trabalhador formado na Breda Foundry, Sexto São Giovanni, foi submetido a uma laringectomia devido a um tumor causado pela exposição ao amianto. Capelli diz: “Todos sabiam, mas ninguém falou nada. Os sindicatos sabiam, os diretores sabiam, o comitê de saúde local sabia: todos, menos os trabalhadores. Eles nos condenaram à morte e à invalidez...”.

Menção Honrosa - Melhor média-metragem:

Dying in Abundance - Morrendo em Abundância – Documentário, 51min, 2008, direção: Yorgos Avgeropoulos – Grécia.
Um punhado de companhias multinacionais arranjou uma forma de controlar o “coração” dos alimentos que nós colocamos na mesa todos os dias: as próprias sementes e, portanto, a produção agrícola global. Corretoras do mundo desenvolvido fazem especulações em negócios relacionados a alimentos, aumentando e abaixando os preços, jogando com o direito fundamental de milhões de pessoas de terem acesso à comida. Enquanto isso, quase um bilhão de pessoas no planeta estão subnutridas e 25.000 morrem de fome a cada dia. Há a possibilidade de a Terra não ser mais capaz de alimentar sua população? A evidência prova o contrário! A crise dos alimentos que ficará na história ocorre num momento em que o planeta está produzindo mais comida do que nunca.

“Morrendo em Abundância” revela o Absurdo ante os nossos olhos, as interconexões de um sistema pelo qual, enquanto há comida suficiente, ela é tão cara que os pobres não podem pagar.




V Festival Gastronômico de Pirenópolis

Em nova data!
19 á 22 de Novembro de 2009.
EM BREVE TODA A PROGRAMAÇÃO!

Um comentário:

Bheto Rego disse...

Parabéns a equipe que esta atualizando o blog do Pirenópolis Convention pelo trabalho já realizado.