quinta-feira, 15 de novembro de 2007

15/11 - Plano Estadual de Turismo

Plano Estadual do Turismo define ações para o setor

O governador Alcides Rodrigues e o presidente da Agência Goiana de Turismo (Agetur), Barbosa Neto, lançaram há pouco o Plano Estadual do Turismo, em solenidade bastante concorrida no auditório Mauro Borges, no Palácio Pedro Ludovico Teixeira. Eles também anunciaram a Casa do Turismo, um espaço físico a ser criado para congregar as principais atividades institucionais do setor em Goiás.

Alcides ressaltou a importância das duas iniciativas para o turismo goiano. “O governo de Goiás tomou a decisão de tratar o turismo como uma indústria cujo potencial deve ser explorado, principalmente com medidas que melhorem a organização do setor. Esse plano cumprirá esse papel, com a articulação de todas as esferas governamentais no sentido de dinamizar as atividades turísticas em Goiás, promovendo a geração de empregos e de renda”, disse.

Sobre a Casa do Turismo, o governador lembrou que o espaço vai congregar as principais atividades institucionais do setor, beneficiando os empresários do trade (segmento), a instituições de ensino, os turistas e o público em geral. “O governo de Goiás faz agora o compromisso de investir pesadamente no setor.”

O Plano Estadual do Turismo identifica as potencialidades e as oportunidades turísticas do Estado, qualifica os destinos, as regiões e os produtos turísticos goianos, além de promover e apoiar a comercialização dos destinos turísticos em Goiás. Resumidamente, os plano define as ações prioritárias que os poderes públicos (Estado e municípios) e a iniciativa privada devem tomar para o desenvolvimento do setor.

O documento está dividido em cinco programas estruturantes – arranjo institucional, inteligência competitiva, infra-estrutura e equipamentos, qualificação e produção – e será elaborado com a participação dos municípios, da iniciativa privada, por meio das entidades do trade, e das instituições que trabalham com o turismo, como Sebrae e universidades/faculdades.

A Casa do Turismo será implantada no local onde hoje funciona a unidade de saúde Juarez Barbosa (Av. Tocantins com as Ruas 4 e 30, no Centro), que será transferida para outro local, mais adequado aos serviços prestados. A casa vai reunir no mesmo espaço Vapt Vupt do Turismo, para atender empresários do trade, biblioteca, restaurante-escola, miniauditório e rede de entidades representativas do trade. Para o início das obras, já estão garantidos recursos da ordem de R$ 1,4 milhão no Orçamento da União.

Nenhum comentário: