Loranne Tavares da Sebrae Notícias
O município de Pirenópolis, localizado a
Pirenópolis decidiu focar as ações da Geor em determinados segmentos do turismo: receptivos (operadoras, transportes, guias), atrativos, hotelaria, bares, restaurantes e artesanato. O principal objetivo traçado pelo plano é promover o desenvolvimento sustentável do setor de turismo por meio do aumento do fluxo de turistas na baixa temporada. Como resultado finalístico, foi estabelecido o aumento em 15% da taxa de ocupação nos hotéis e pousadas da cidade até dezembro de 2008.
Segundo o secretário de Turismo do município, Betho Rego, Pirenópolis não necessita criar atrativos turísticos para alcançar esses objetivos. O plano estratégico da cidade pretende trabalhar com as riquezas já existentes. As manifestações culturais do município serão o pilar deste turismo que ela pretende consolidar. "A idéia é mantermos um turismo sustentável, conservando as raízes socioculturais. O turismo de qualidade é feito com a conservação destas raízes", defende o secretário.
Pirenópolis está, portanto, em busca do turismo de qualidade. Assim, o secretário resume a escolha das ações determinadas para
O planejamento estratégico determinou ações nos seguintes setores: mercado, capacitação profissional, estruturação e qualificação do destino. Betho afirma que, a priori, Pirenópolis quer continuar trabalhando com o turista de curta permanência, de modo a estabilizar o destino neste sentido. Futuramente, começará a trabalhar o município para ganhar turistas de longa permanência.
Fórmula
O envolvimento dos três setores tem sido o segredo de Pirenópolis para conseguir profissionalizar e fortalecer seu turismo: "Não se faz nada em turismo sem o tripé estar funcionando: governo, iniciativa privada e sociedade civil. Eles precisam trabalhar com autonomia e, ao mesmo tempo, em conjunto", define Betho. Desde sua entrada na prefeitura, Betho reativou a Secretaria Municipal de Turismo, criou o Convention Visitors Bureau de Pirenópolis e aclamou a participação dos segmentos nesse projeto.
"Queremos viver do turismo na nossa cidade". Essa declaração do secretário durante o Seminário promovido em Caldas Novas comprova a seriedade com que o turismo está sendo estruturado na cidade. Ele levanta, ainda, a importância de explorar o artesanato local e as belezas naturais, também fortes atrativos do município. Assim, continuaria na linha de atuação que prevê para Pirenópolis um turismo que viva de suas potencialidades naturais para que seja auto-sustentável.
De acordo com o projeto, a cidade recebe, atualmente, 120 mil visitantes por ano, abrigados em um complexo de hospedagem que compreende 90 pousadas e hotéis. Apesar do reconhecimento como cidade turística, Pirenópolis ainda mantém como principal atividade econômica a extração de pedras. Mas é parte do objetivo deste projeto mudar essa realidade: "Queremos que o turismo seja a principal atividade econômica de Pirenópolis", afirma o prefeito Rogério Abreu.
Serviço:
Projeto Geor de Desenvolvimento do Turismo no Município de Pirenópolis
Unidade de Comércio e Serviços (Sebrae em Goiás) - (62) 3250-2346
Agência Sebrae de Notícias em Goiás (ASN/G0) - (62) 3250-2268
Nenhum comentário:
Postar um comentário